1 de janeiro de 2013

Delícia de Abacaxi e Feliz Ano Novo



Feliz ano novo, pessoal! Uma das minhas resoluções para 2013 é postar aqui com maior frequência, talvez até com uma periodicidade certa. Eu fotografo quase todas as coisas que cozinho, muitas fotos já estão no computador, mas escrever o post me dá uma preguiça... Vamos ver.

 Nada melhor que começar o ano com uma boa sobremesa, né não? E essa está entre as minhas preferidas. Uma vez, uns 6 atrás eu acho, fui passar o ano novo na casa de praia de uma tia na Ilha de Itaparica. Fomos ver os fogos da virada na praia, voltamos pra casa e ceiamos. A sobremesa era delicia de abacaxi, mas todo mundo comeu tanto peru que quase ninguém olhou pra sobremesa. O pessoal foi dormir e eu fiquei vendo um filme com meu primo e nós acabamos detonando a travessa quase inteira da delícia de abacaxi. Mas eu não cometo mais esta estupidez. Afinal não tinha mais no dia seguinte!  Fiz uma travessinha pequena pro Natal, já que eram poucas pessoas, e só comeram um pedacinho. Eu comi um pedação, é claro, e fui comendo um pouquinho ao longo da semana. Até que sexta, eu acho, tava vendo filme com Kiko (devem ser os filmes que me dão vontade de comer doce) e eis o dialogo:
Eu: Tsc, queria comer delícia de abacaxi.
Kiko: Por que não come, acabou?
Eu: Não, só tem um pedacinho.
Kiko: Então coma, eu não vou querer não!
Eu: Mas se eu comer vai acabar!

 E é por isso que esse pedacinho (que nem é tão pequeno assim) sobreviveu para a foto. Acho que só vou comer agora pra o ano ser tão bom como uma delícia de abacaxi. Agora você anote aí e duplique, triplique a receita que é pra demorar muito pra acabar!




Para o doce de abacaxi: descasque um abacaxi e corte em cubinhos. Coloque numa panela junto com 1/3 de xicara de água e algumas colheres de açúcar (prove o abacaxi pra ver quanto precisa) e cozinhe até ficar macio e com uma caldinha.  O creme você vai levar ao fogo baixo uma lata de leite condensado, uma lata de leite e 3 gemas peneiradas. Fique mexendo sempre até engrossar. Por ultimo bata 3 claras em neve com ½ xicara de açúcar e misture delicadamente uma caixa de creme de leite. Espere tudo esfriar completamente e monte: primeiro o doce, depois o creme e as claras. Cubra com plástico filme e leve ao congelador até firmar. Ou não, ele só geladinho deve ser muito bom! 

Nenhum comentário: