3 de janeiro de 2013

Pão com parmesão e manjericão, ão, ão


 Quarta-feira eu fiquei com preguiça de ir na padaria e resolvi eu mesma fazer o pão. Sim, eu prefiro ficar 15 minutos sovando massa do que gastar metade do tempo pra ir ali. E é bem mais econômico, viu? Quando vou na padaria não consigo comprar só o pão, sempre levo também qualquer coisa que fique perto de mim enquanto estou na fila. 
  Eu já tinha tentado fazer pão antes, mas não deu certo. O outro ficou pesado, massudo e com gosto de farinha, horrível. Este poderia ter ficado mais leve, mas tava gostoso e com casquinha crocante. Procurei uma receita em vários lugares na internet e num livro de Jamie Oliver que tem várias receitas de pão, mas me baseei nessa aqui do Na Minha Panela. Olha a receita e faz também que vale a pena.


 Antes de tudo você tem que preparar o fermento. Misture 1 pacote (ou 10g) de fermento biológico com 1 xícara de farinha, 1 e 1/2 xícara de água morna (cuidado pra não ficar muito quente e matar o fermento), 1 colher de mel e 2 de azeite. Cubra o recipiente e deixe descansar por 10min, até crescer. Aí você junta à mistura mais 2 e 1/2 xícaras de farinha, 2 colheres de chá de sal. E agora: muque! Espalhe um pouco de farinha numa mesa ou superfície, despeje a massa e sove por mais ou menos 15 minutos até que ela desgrude das mãos e fique um pouco mais leve e clara. Coloque a massa numa vasilha grande, cubra com um pano úmido ou plástico filme, coloque dentro do forno desligado ou microondas e deixe descansar por 1h30, para crescer. Depois desse tempo divida a massa em umas 6 partes. Eu dividi em 3 e os pães ficaram muito grandes. Faça o formato que quiser (eu abri um retângulo e enrolei), cubra com uma mistura de parmesão com manjericão, coloque num tabuleiro untando com azeite e deixe crescer novamente por mais 1h. Então asse os pães no forno médio preaquecido. Na receita diz que são 20min, mas nesse tempo o meu ficou bem pálido, por isso eu deixei por mais um tempinho, então você vai vendo. Se quiser pincelar uma gema de ovo ou azeite pra dourar é melhor. 

 Rapaz, o cheiro disso assando e bom demais! Se quiser depois colocar só uma manteiguinha derretendo já fica bom, mas eu aproveitei um tender que ainda tem do Natal, mais alface e azeitona. Ficou, ó! 

3 comentários:

Nara disse...

Que disposição! hahaha
Nunca tentei fazer pão, medinho...
Esse tá com uma cara tão boa!!!
=)

Beolina disse...

Acho muito chic fazer o próprio pão. Eu, no máximo, como torrada bauduco.

Maria Cecília Miná disse...

Que nada, Nara, tenta aí! E pq vc n reativa o Bujão de Dois tb?
Ana Beatriz, nem torrada de pão francês?