1 de outubro de 2012

Purê de batatas com alho


  O melhor purê de batata de todos! Já comi em restaurantes mas nenhum fica igual! Desculpem a falta de modéstia, mas o meu purê é mesmo o melhor (pelo menos pra mim).

  Eu corto as batatas em 3 e faço uns riscos na casca. Ponho pra cozinhar em água já quente até ficarem bem macias, até quase desmanchar. Enquanto isso coloco uns dentes de alho (depende da quantidade de batatas e do seu gosto também. Eu gosto com muito alho, então 4 batatas 3 dentes de alho) com sal, azeite e pimenta do reino envolvidos num pedaço de papel alumínio pra assar por uns 5 minutos. Depois amasso tudo junto, alho, batatas, casca e tudo, com um garfo, deixando uns pedacinhos inteiros. Panela em fogo médio, uma colher de sopa de margarina/manteiga e leite até dar o ponto que você gosta, eu prefiro mais grossinho.  É claro que você pode tirar as cascas e amassar bem as batatas num espremedor, mas os pedacinhos dão um toque muito legal

3 comentários:

Bea disse...

Adoro esse purê! Quer dizer, a versão dos restaurantes e a minha, que é um pouquinho diferente também.

Maria Cecília Miná disse...

É mesmo, você faz com alho refogado, né? Também é bom!

Bea disse...

Os dois. Eu cozinho alguns dentes de alho junto com a batata (amasso junto também) e refogo outros já picados. E coloco pimenta do reino direto no purê.

A dica pra ele ficar bem cremoso é ir adicionando o leite de pouquinho em pouquinho.