28 de setembro de 2012

Sobrecoxas de Frango com Espinafre



Tirei as sobrecoxas do congelador já pensando em fazer do jeito que eu quase sempre faço, empanadas com biscoito e assadas (qualquer dia eu posto a receita). Aí vem Kiko querendo me propor um desafio “hum, bom, frango. Faz no molho?”. Ele provavelmente queria aquela galinha no molho que mães fazem e eu nem gosto nem sei como preparar. Dei uma pesquisada e achei uma receita que Olivier Anquier fez numa viagem pra Minas com ora-pro-nobilis. Mudei umas coisinhas e troquei a ora-pro-nobilis pelo espinafre que a dias eu tentava coloca-lo em algum prato.


Então eu peguei 4 sobrecoxas de frango e deixei meia hora numa marinada de sal, alho, molho de pimenta, shoyu, suco de um limão e a casca do limão também. Esquentei a panela, coloquei bem pouquinho óleo, dei uma dourada nas sobrecoxas e coloquei duas colheres de açúcar pra dar um gostinho. Usei açúcar normal mas acho que com o mascavo deve ficar muito melhor. Depois joguei um cubinho de caldo de galinha diluído em acho que meio litro de água fervente e a marinada, incluindo a casca do limão, fechei a panela e deixei cozinhar por meia hora. Na metade no tempo tirei a tampa pra deixar o caldo reduzir um pouco. Nessa hora eu achei que o frango estava cozido mas um pouco branco, acho que porque dorei pouco lá início, então tirei da panela e deixei uns 3 minutos no forninho só pra pegar uma cor (o caldo ainda ficou lá secando). Devolvi o frango pra panela e coloquei um prato de espinafre, fechei novamente a panela e esperei 2 minutos para as folhas murcharem. Servi com arroz integral de cenoura e nada mais.


Ficou muito bom, combinou muito mais com o friozinho que está fazendo em São Paulo e Kiko comeu todo o espinafre! 

Nenhum comentário: