26 de novembro de 2010

Fatia dourada

Se me perguntassem qual é a comida que mais lembra minha infância eu digo logo que é essa. Lá em casa a gente não tinha muito o costume de comer pão francês, eu mesmo não gostava, e quando tinha sobrava e mainha congelava pra depois fazer fatia dourada. Ela dizia que a mãe dela fazia muito. Eu achava que essa era tipo uma receita de família inventada pela minha avó, porque ninguém sabia o que era fatia dourada! Depois de muito tempo eu fui descobrir que a fatia dourada tem mais num sei quantos nomes. Rabanada, acho que o mais conhecido, parida, chamada assim porque davam isso às mulheres de resguardo, e XfranchX french toasts, porque tudo tem que ter um nome chique.




A receita é muito simples. Você vai precisar de:

  • Pão (não precisa ser francês nem ser dormido ou congelado)
  • Leite
  • Ovo
  • Açúcar
  • Manteiga ou margarina

Coloque um pouquinho de leite num prato fundo, em outro coloque 1 ou 2 ovos (depende da quantidade pão) e em outro o açúcar. Molhe o pão no leite rapidinho, com cuidado pra não encharcar (tem que ficar firme), depois no ovo e frite com manteiga ou margarina numa frigideira anti-aderente. Depois passe no açúcar e pronto!

4 comentários:

Vanessa Dias disse...

Ah, essa receita minha avó chama de Rabanada, e sempre fazemos na época de natal aqui em casa.
A única diferença é que no final ao invés de passar somente no açúcar, passamos em uma mistura de açúcar e canela.

E sim, essa receita é muito boa. gostinho de infância... ^^

=*

Nara disse...

Taí uma coisa que eu sempre pedi pra minha mãe fazer e ela nunca fez =P Nunca commi rabanada, mas todo mundo diz que super facil de fazer e uma delícia!
Um dia eu crio coragem hehehe

Beolina disse...

Eu tô com pão francês congelado há umas 3 semanas, esperando criar coragem pra fazer justamente essa receita! Mas se tem uma coisa que eu não sabia era que a tal da french toast é a simplesinha rabanada... e mainha colocava canela também!

Maria Cecília Miná disse...

Era mesmo, mainha colocava canela! Bem que eu achei que tinha uma coisa diferente...
Eu tb num sabia até ver a receita da french toast