Eu ja tinha ouvido falar desse filme e nunca tinha assistido por achar que seria muito cult pro meu gosto, mas até que não. E a história é boazinha, a pesar de bem previsível. Não vim aqui fazer uma descrição do filme, falar da qualidade da direção ou sobre a fotografia. Vim estrear uma nova tag aqui no blog, onde eu vou indicar filmes que têm uma relação com a culinária. Pra começar assistam Chocolate. Ele fala do próprio chocolate, mas pra mim a mensagem vale pra qualquer comida.
13 de janeiro de 2013
3 de janeiro de 2013
Pão com parmesão e manjericão, ão, ão
Quarta-feira eu fiquei com preguiça de ir na padaria e resolvi eu mesma fazer o pão. Sim, eu prefiro ficar 15 minutos sovando massa do que gastar metade do tempo pra ir ali. E é bem mais econômico, viu? Quando vou na padaria não consigo comprar só o pão, sempre levo também qualquer coisa que fique perto de mim enquanto estou na fila.
Eu já tinha tentado fazer pão antes, mas não deu certo. O outro ficou pesado, massudo e com gosto de farinha, horrível. Este poderia ter ficado mais leve, mas tava gostoso e com casquinha crocante. Procurei uma receita em vários lugares na internet e num livro de Jamie Oliver que tem várias receitas de pão, mas me baseei nessa aqui do Na Minha Panela. Olha a receita e faz também que vale a pena.
Antes de tudo você tem que preparar o fermento. Misture 1 pacote (ou 10g) de fermento biológico com 1 xícara de farinha, 1 e 1/2 xícara de água morna (cuidado pra não ficar muito quente e matar o fermento), 1 colher de mel e 2 de azeite. Cubra o recipiente e deixe descansar por 10min, até crescer. Aí você junta à mistura mais 2 e 1/2 xícaras de farinha, 2 colheres de chá de sal. E agora: muque! Espalhe um pouco de farinha numa mesa ou superfície, despeje a massa e sove por mais ou menos 15 minutos até que ela desgrude das mãos e fique um pouco mais leve e clara. Coloque a massa numa vasilha grande, cubra com um pano úmido ou plástico filme, coloque dentro do forno desligado ou microondas e deixe descansar por 1h30, para crescer. Depois desse tempo divida a massa em umas 6 partes. Eu dividi em 3 e os pães ficaram muito grandes. Faça o formato que quiser (eu abri um retângulo e enrolei), cubra com uma mistura de parmesão com manjericão, coloque num tabuleiro untando com azeite e deixe crescer novamente por mais 1h. Então asse os pães no forno médio preaquecido. Na receita diz que são 20min, mas nesse tempo o meu ficou bem pálido, por isso eu deixei por mais um tempinho, então você vai vendo. Se quiser pincelar uma gema de ovo ou azeite pra dourar é melhor.
Rapaz, o cheiro disso assando e bom demais! Se quiser depois colocar só uma manteiguinha derretendo já fica bom, mas eu aproveitei um tender que ainda tem do Natal, mais alface e azeitona. Ficou, ó!
2 de janeiro de 2013
Champanhe com morangos
Acho que eu já comentei por aqui que não gosto de bebidas amargas. Uso o que tiver pra diluir e deixar docinho. Mas tem que combinar também, né? E morango combina muito bem com champanhe. Eu vi num programa na televisão o cara fazendo isso com várias frutas vermelhas. Até me interessei em fazer também, mas sabe quanto é uma caixinha de amoras? E de mirtilos?? Fica pra próxima. Dessa vez foi só morango mesmo. Vê aí como eu fiz:
Lavei e tirei as folhinhas 5 morangos, coloquei um tiquinho de água e umas 2 colheres de açúcar e bati no mixer, mas pode ser no liquidificador ou processador. Vai ficar uma pasta grossinha que dá pra 2 ou 3 taças de champanhe, dependendo do seu gosto.
*Usei essas taças de vinho porque não tenho de champanhe :D
1 de janeiro de 2013
Delícia de Abacaxi e Feliz Ano Novo
Feliz ano novo, pessoal! Uma das minhas resoluções para 2013 é postar aqui com maior frequência, talvez até com uma periodicidade certa. Eu fotografo quase todas as coisas que cozinho, muitas fotos já estão no computador, mas escrever o post me dá uma preguiça... Vamos ver.
Nada
melhor que começar o ano com uma boa sobremesa, né não? E essa está entre as
minhas preferidas. Uma vez, uns 6 atrás eu acho, fui passar o ano novo na casa
de praia de uma tia na Ilha de Itaparica. Fomos ver os fogos da virada na
praia, voltamos pra casa e ceiamos. A sobremesa era delicia de abacaxi, mas
todo mundo comeu tanto peru que quase ninguém olhou pra sobremesa. O pessoal
foi dormir e eu fiquei vendo um filme com meu primo e nós acabamos detonando a
travessa quase inteira da delícia de abacaxi. Mas eu não cometo mais esta
estupidez. Afinal não tinha mais no dia seguinte! Fiz uma travessinha pequena pro Natal, já que
eram poucas pessoas, e só comeram um pedacinho. Eu comi um pedação, é claro, e
fui comendo um pouquinho ao longo da semana. Até que sexta, eu acho, tava vendo
filme com Kiko (devem ser os filmes que me dão vontade de comer doce) e eis o
dialogo:
Eu:
Tsc, queria comer delícia de abacaxi.
Kiko:
Por que não come, acabou?
Eu:
Não, só tem um pedacinho.
Kiko:
Então coma, eu não vou querer não!
Eu:
Mas se eu comer vai acabar!
E é
por isso que esse pedacinho (que nem é tão pequeno assim) sobreviveu para a
foto. Acho que só vou comer agora pra o ano ser tão bom como uma delícia de
abacaxi. Agora você anote aí e duplique, triplique a receita que é pra demorar
muito pra acabar!
Para o doce de abacaxi: descasque um abacaxi e corte em cubinhos. Coloque numa panela junto com 1/3 de xicara de água e algumas colheres de açúcar (prove o abacaxi pra ver quanto precisa) e cozinhe até ficar macio e com uma caldinha. O creme você vai levar ao fogo baixo uma lata de leite condensado, uma lata de leite e 3 gemas peneiradas. Fique mexendo sempre até engrossar. Por ultimo bata 3 claras em neve com ½ xicara de açúcar e misture delicadamente uma caixa de creme de leite. Espere tudo esfriar completamente e monte: primeiro o doce, depois o creme e as claras. Cubra com plástico filme e leve ao congelador até firmar. Ou não, ele só geladinho deve ser muito bom!
16 de novembro de 2012
Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate
Ana Beatriz e Magno vieram passar o feriado de 12 de outubro aqui em casa e eu acho muito legal esse negócio de fazer comida pra receber convidados. Eles chegaram na sexta de manhãzinha, na hora do café, e o que mais você pode preparar prum café da manhã senão um bolinho? Tinha bananas e cenouras em casa e como sei que Ana Beatriz, que também não é das pessoas mais fáceis pra comer, não gosta de banana resolvi fazer bolo de cenoura. Mas é claro que antes eu perguntei se ela comia, né.
O
meu gosto por bolo de cenoura não é nem tanto pelo sabor, porque vamos combinar
que não dá pra perceber tanto assim a cenoura, né? Pra mim a graça está mesmo é
na massa cor-de-laranja, e com uma calda de chocolate tudo fica gostoso!
Para
a massa eu juntei no liquidificador duas cenouras médias descascadas e picadas,
1 copo de 200 ml de óleo e 3 ovos e bati bem. Numa tigela misturei 2 copos de
farinha, ½ de açúcar e uma colher de sopa de fermento. Juntei a mistura do
liquidificador, mexi bem e pus pra assar em uma assadeira untada enfarinhada
por 40 minutos no forno de médio pra baixo preaquecido. A
calda eu fiz com 1 xícara de leite, meio tablete de chocolate meio amargo, 1 colher de manteiga e 3 colheres de açúcar, mexendo do fogo baixo até
engrossar.
Depois
que tirei o bolo do forno fiz furinhos nele ainda quente com um garfo, espalhei
a calda por cima e coloquei na varanda pra esfriar mais rápido e então cortei
os quadradinhos.
14 de novembro de 2012
Hambúrguer
Eu
já gostei muito dos hambúrgueres congelados de supermercado, comprava direto
quando morava sozinha, mas hoje até cheiro de quando está fritando me enjoa. E
eu adoro hambúrguer! Sanduiches em geral, na verdade. Lanchonetes fastfood? Não
enjoo. Aí na primeira vez que vim à São Paulo, depois que Kiko se mudou, ele me
levou numa lanchonete chamada Joakin's (que ele jura que não ia lá por causa do
nome =P) que faz seu próprio hambúrguer e tem várias opções de carne. E fiquei
tipo “pfff, que óbvio fazer hambúrguer em casa com carne moída”. (Claro que pro
lado de cá é bem comum, mas se uma lanchonete em Paulo Afonso, ou mesmo
Aracaju, divulgar que faz a própria carne do hambúrguer algumas pessoas vão
olhar meio de lado). Então eu resolvi fazer meu próprio hambúrguer.
Temperei
com meia cebola picada, dois dentes de alho picado, e sal meio quilo de carne
moída, que eu procurei e vi que a melhor para hambúrguer é acém de preferencia
com um pouco de gordura pra dar liga, e misturei uma fatia de pão de forma
esfarelado. Dividi em quatro, modelei no formato, deixei bem gordinho, e fritei
dois de cada vez numa frigideira bem quente com um pouquinho só de óleo. Não
fique virando de um lado pro outro, senão ele pode ir se desmanchando. Primeiro
sele um lado e só quando estiver pronto vire. Se você prefere a carne bem
passada deixe mais achatado, porque assim ele fica rosinha no meio. Coloque umas fatias de queijo em cima e o que
mais você quiser e é só colocar no pão.
12 de novembro de 2012
Frango Assado com Batata
Então
eu tinha algumas sobrecoxas de frango e uma única batata. Temperei o frango com
azeite, shoyu e sal (só um pouco, porque o shoyu já é bem salgado) e deixei
marinar por uns 30 minutos. Coloquei numa assadeira junto com a batata cortada
em palitos, cobri com papel alumínio e assei no forno médio preaquecido por
meia hora. Depois tirei o papel e voltei ao forno pra dourar, acho que foram
uns 20 minutos.
Eu
jurava que ia sobrar frango pra mais tarde colocar dentro de um pão e já ter o
jantar, mas eu moro com um monstrinho =P.
9 de novembro de 2012
Desafio do Bolo Parte 2 - Bolo de limão
Desde que achei que não sabia fazer bolo ( leia Desafio do Bolo Parte 1) ando pesquisando receitas diferentes em todos os lugares. Aí eu
encontrei o blog A Cozinha Coletiva e quero repetir todas as receitas dele!
Para esse bolo eu me inspirei nessa receita aqui. Tentei fazer a apresentação
igualzinha, porque está lindo, mas o meu marshmallow desandou e ficou só a
calda de açúcar embaixo com claras em neve aguadas por cima. A diferença da
massa foi que eu não coloquei essência de baunilha nem raspas e troquei o suco
de laranja por suco de limão.
É engraçado como eu, uma pessoa não muito paciente, encontro uma imensa paciência pra algumas coisas, principalmente pra cozinhar. Deixe-me explicar. Eu não tenho 3 assadeiras iguais nem uma redonda que caiba a massa toda. Então como eu consegui essas 3 camadas? Assei uma de cada vez. Untei a forma, enfarinhei, 1/3 da massa, 25 min de forno, esperei esfriar, desenformei, lavei a forma, repete 2 vezes. É.
É engraçado como eu, uma pessoa não muito paciente, encontro uma imensa paciência pra algumas coisas, principalmente pra cozinhar. Deixe-me explicar. Eu não tenho 3 assadeiras iguais nem uma redonda que caiba a massa toda. Então como eu consegui essas 3 camadas? Assei uma de cada vez. Untei a forma, enfarinhei, 1/3 da massa, 25 min de forno, esperei esfriar, desenformei, lavei a forma, repete 2 vezes. É.
Para o recheio outra vez na vida eu tentei fazer
um curd de limão pra uma torta e deu totalmente errado e, por causa do
marshmallow que já não tinha dado certo, eu quis fazer uma coisa que ia funcionar
de qualquer jeito, que foi misturar uma lata de leite condensado com suco de um
limão e esperar endurecer na geladeira por uns 10 minutos.
Assinar:
Postagens (Atom)








